Publicidade

Artigo: Não tenha medo do fracasso – Por Nelsoni de Almeida

26 de setembro, 2019 às 15:15 - por Nelsoni de Almeida

As pessoas geralmente têm medo de fracassar. Mas o fracasso pode ser um professor mais útil que o sucesso. Se você nunca tentar ultrapassar a sua zona de conforto, nunca vai ter uma evolução. Isso é verdade nos esportes. E isso é verdade na vida. Só fracassa quem tenta expandir os seus limites, quem tenta coisas novas.

Pessoas bem-sucedidas fracassam muito. E aprendem muito com suas experiências. Para utilizar bem um fracasso devemos ser honestos, deixar as emoções de lado e nos recusar a tolerar as desculpas que a nossa mente vai usar para tentar nos proteger de emoções negativas.

Se o sucesso deixa pistas, o fracasso também. Aqueles treinos que você não foi ou aquelas horas que você não dedicou aos seus projetos se manifestam no resultado final. Perfeição não é um bom início para quem quer ser bem-sucedido, pois a perfeição não existe. Se você só decidir fazer algo se for para ser perfeito, você nunca irá realizar aquela rinoplastia que há tantos anos vem planejando.

O segredo está em definir quais são os pontos-chave; quais são os aspectos realmente importantes de cada projeto. Precisamos saber o que queremos e o mais importante: o porquê queremos. Com isto em mente a segunda etapa se inicia, a execução do plano.

Pensou, planejou, tome ação imediatamente. Ligue, marque uma consulta para tirar as dúvidas sobre a sua cirurgia, ache uma pessoa que já correu aquela maratona que planejas fazer. Enfim, respeite o fracasso, mas use o sentimento negativo que o acompanha como motivação para ir mais longe.

Nelsoni de Almeida é médico otorrinolaringologista e Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.

Publicidade

Banner Web Visão do Vale_969x131px Semae

2016 - Todos os direitos Reservados