Publicidade

Atleta de Esteio está nas semifinais do Campeonato Brasileiro de Boxe

29 de novembro, 2019 às 14:06 - por Mariana Santos - Redação www.visaodovalesl.com.br

Rodrigo Jesus (calção azul), treina na oficina oferecida na República Juntos, no Bairro Santo Inácio, em Esteio.

Esteio – Todo dia, o boxeador Rodrigo Jesus, 27 anos, treina na oficina oferecida na República Juntos, no Bairro Santo Inácio, com o professor Abílio Mendes. Mesmo morando em Portão, há três anos ele representa Esteio em diferentes competições. Tricampeão gaúcho na categoria 81kg, Jesus se classificou para o Campeonato Brasileiro de Boxe que está sendo realizado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil até o próximo sábado (1º).

Nesta quinta-feira (28), o atleta subiu ao ringue para a sua segunda luta na competição, válida pelas quartas de final, tendo como adversário Edilo Santos, de Pernambuco. Depois de três assaltos com três minutos cada, de muitos cruzados, jabs e diretos – dados e recebidos –, os cinco juízes liberaram as notas que garantiram ao “esteiense” o direito de lutar nesta sexta-feira (29) contra o carioca Michel Borges por uma vaga na final. A decisão dos árbitros foi unânime.

A vitória já deu ao representante de Esteio uma medalha de bronze na competição, uma vez que dois atletas ganham o terceiro lugar. Além disso, com a conquista, Jesus vai receber o Bolsa Atleta, uma remuneração, atualmente de R$ 925, para poder se dedicar ainda mais aos treinamentos. “Vim pra Esteio depois de ser cortado da equipe que disputaria o Campeonato Gaúcho onde treinava anteriormente. Aqui, fui acolhido no projeto e pude me desenvolver ainda mais no esporte”, contou o boxeador, minutos antes de soar o gongo pela primeira vez para o combate contra o pernambucano.

Na sua primeira luta no campeonato, na terça-feira (26), num duelo entre “jesuses”, o boxeador de Esteio venceu por nocaute, no segundo round, o xará Jeferson Jesus, de São Paulo. Já o adversário desta sexta-feira, por ser ranqueado na Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), precisou lutar apenas uma vez para chegar na semifinal, derrotando o atleta Leandro Leal, do Amapá, no primeiro round, por nocaute técnico.

Lutas até sábado
Além do combate entre Rodrigo Jesus e Michel Borges, válido pela Elite 81 kg, quem for ao Parque Assis Brasil nesta sexta-feira, a partir das 14h, poderá assistir a outras 29 lutas das categorias masculino Juvenil (17 e 18 anos) e Elite (19 a 40 anos). Quem vencer decide a medalha de ouro no sábado (30), a partir das 15h. Quem perder fica com o bronze. A entrada de pedestres e veículo, gratuita, deve ser feita pelo Portão 7 (Avenida Celina Kroeff).

A competição nacional, promovida pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) e pela Federação Gaúcha de Boxe em parceria com a Prefeitura Municipal, é a última da modalidade antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e atletas com bom desempenho podem, inclusive, ser chamados para integrar a Seleção Brasileira.

O evento começou no último domingo (24) com 220 boxeadores do Rio Grande do Sul, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Mais de 325 pessoas da CBBoxe, entre atletas, locutores, técnicos e árbitros, estão envolvidos na competição, mais os servidores da Prefeitura.

Ao todo, 12 competidores gaúchos estavam na disputa. Destes, apenas Jesus e Rodrigo Fritas (categoria Elite 69kg) ainda seguem vivos na competição.

Oficinas em Esteio
Adolescentes a partir dos 12 anos e adultos, sem limite de idade, que quiserem aprender Boxe podem participar das oficinas realizadas junto à República Juntos (Rua Henrique de Paula Silveira, 13 – Santo Inácio). As aulas ocorrem todas as noites, das 19h30min às 21h30min. Para se inscrever, basta procurar o professor Abílio, com documentos pessoais. Menores de idade precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis no momento da inscrição.

Para idosos acima de 50 anos, são oferecidas oficinas em outros dois locais: nas segundas-feiras, das 10h30min às 11h30min, no Centro do Idoso (Rua Max Kollert, 84 – Olímpica); e nas quintas-feiras, também das 10h30min às 11h30min, no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3079).

Campeonato Brasileiro de Boxe
Quando:
Sexta-feira (30), a partir das 14h – Semifinais – Lutas da categoria Juvenil / Lutas da categoria Elite
Sábado (1º), a partir das 15h – Finais

Local: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil – Pavilhão Internacional

Quanto: Entrada e estacionamento gratuitos – Entrada pelo Portão 7

Redação www.visaodovalesl.com.br – Assessoria de Comunicação de Esteio

Publicidade

Banner Web Visão do Vale_969x131px Semae

2016 - Todos os direitos Reservados