Publicidade

Centro Jacobina e Deam unem forças no atendimento à mulher vítima de violência

13 de janeiro, 2020 às 14:32 - por Mariana Santos - Redação www.visaodovalesl.com.br

Há um mês em atividade em São Leopoldo, a Delegacia Especializada (Deam) já atendeu neste período 202 boletins de ocorrência, 108 registrados no local e 92 remetidos após registro na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Muitos destes casos foram encaminhados para fazer o acompanhamento no Centro Jacobina, que também orientou mulheres a procurarem a Deam.

O Centro Jacobina é referência no atendimento e acolhimento a mulheres vítimas de violência no município, mas não é preciso registrar ocorrência para receber assistência no local. É um serviço gratuito da prefeitura de São Leopoldo, oferecido através da Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom), e está localizado na Rua Brasil, 784, Centro. Atua de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h e atende pelos telefones: 3592-2184 e 3566-1777.

A coordenadora do Jacobina, Ana Claúdia Pinheiro, ressalta a importância dessa relação integrada entre os serviços visto que as mulheres se sentem muito mais acolhidas “Muitas mulheres entram em contato conosco para saber sobre o atendimento da Deam, procurando informações como endereço e telefone do local”.

Ana comenta ainda que é notável o interesse das mulheres pela Deam e também a qualidade das ocorrências “Com a Deam as mulheres estão mais propensas a fazer a denúncia. Antes muitas delas até procuravam denunciar, mas aí chegavam na Delegacia de Polícia e desistiam, seja por estar lotada ou pelo receio do atendimento”, completa.

Ana falou também que essa relação se estende até a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar e reforçou que todos os componentes da Rede de Enfrentamento à Violência contra à Mulher de São Leopoldo trabalham juntos de acordo com as necessidades de cada caso.

Delegacia da Mulher foi inaugurada no dia 9 de dezembro:

A Deam foi inaugurada no dia 9 de dezembro de 2019 em São Leopoldo, após 25 anos de luta das mulheres do município. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Rua São Paulo, 970, Centro, e atende nos telefones: 35913333 e 35913334.

Fora dos horários de funcionamento da Delegacia, as ocorrências de violência contra a mulher são registradas na Sala das Margaridas da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que funciona 24h, todos os dias da semana.

A Patrulha Maria da Penha atende no telefone 190.

Redação www.visaodovalesl.com.br

Publicidade

Banner Web Visão do Vale_969x131px Semae

2016 - Todos os direitos Reservados