Publicidade

DA CONECTIVIDADE SEM FIO AOS APARELHOS MÓVEIS: NIKOLA TESLA, O GÊNIO QUE PREVIU O FUTURO

01 de agosto, 2020 às 22:18 - por Redação do www.visaodovalesl.com.br

Enquanto vivo, Nikola Tesla já era um grande visionário. Hoje, é considerado um gênio, e sua fama se faz valer mais ainda por conta de algumas previsões específicas feitas pelo engenheiro e físico no século 19 que hoje são realidade, e provavelmente você tem consigo.

Para se ter uma noção da influência que o homem nascido na Croácia tem nos dias de hoje, os sistemas elétricos que usamos agora foram pensados por ele, com a corrente alternada — ideia imaginada e defendida por ele — sendo muito difundida hoje em dia por conseguir percorrer maiores distâncias.

Confira quatro previsões que Tesla fez para o futuro.

1. Aviões comerciais

Sempre foi o sonho do homem dar a volta ao mundo em menos tempo possível, vide a notória obra de Júlio Verne escrita em 1872, Volta ao Mundo em 80 Dias. Tesla pensou na possibilidade de aviões transportarem um grande número de pessoas em grande velocidade entre lugares distantes.

“A aplicação mais valiosa da energia sem fio será a propulsão de máquinas voadoras sem combustível, livres de qualquer limitação, como as que existem nos atuais dirigíveis. Poderemos viajar de Nova York até a Europa em apenas poucas horas”, garantia o inventor. Por mais que ainda só utilizemos aviões com combustível, ele chegou bem perto.

2. Máquinas remotas

Em 1898, Tesla fez a primeira demonstração de um aparato controlado de forma remota, sem a necessidade de conectar um fio entre o centro de comando e o objeto. A conectividade sem fio estava longe de se desenvolver, mas o passo espetacular do físico foi fundamental para a existência de controle remotos.

Tesla em seu laboratório / Crédito: Getty Images

3. Aparelhos móveis

Durante entrevista para uma revista americana, em 1926, Nikola Tesla apresentava suas ideias sobre a tal da tecnologia que enviaria imagens, músicas e filmes para todas as partes do mundo. Era a curiosa “tecnologia de bolso”.

Com a grande invenção do Wi-fi, essa previsão do estudioso não somente parece correta,  como também se mostra possível, estando presente em grande parte dos países.

Ele acreditava que as máquinas remotas teriam uma função primordial na vida das pessoas, acertando em cheio quando pensamos no uso que damos para equipamentos como drones, controles de televisão, e os já mencionados celulares.

4. Conectividade sem fio

Essa foi uma das temáticas que mais vislumbravam o inventor, que muito queria conseguir criar tecnologias sem fio para transmitir dados com maior facilidade. Em seus diários e obras, era possível ver que Nikola afirmava ser possível que um dia sinais telefônicos, documentos e mensagens fossem enviados sem fio.

Nikola Tesla em seu laboratório em Colorado Springs, EUA / Crédito: Getty Images
 Redação do www.visaodovalesl.com.br/Fonte: Aventuras na história

Publicidade

[RoyalSlider Error] Slides are missing.

2016 - Todos os direitos Reservados