Publicidade

Mais de 2 mil esteienses são vacinados contra a COVID em um único dia

29 de março, 2021 às 13:05 - por Assessoria Prefeitura de Esteio

Foto: Djalma Corrêa Pacheco

“Eu estou fazendo aniversário hoje, e quem vai me dar o primeiro presente é a Fabiane”, comentou Ademir Souza, 70 anos, pouco antes de receber a primeira dose do imunizante contra a COVID-19 na manhã do último sábado (27). Menos de um minuto depois, o aposentado saiu satisfeito, um pouco mais protegido contra a doença que assusta o mundo e agradecendo pelo trabalho da técnica de enfermagem Fabiane Neves Pucinelli, servidora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e de todos que trabalharam no drive-thru de vacinação montado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

Quem também saiu mais aliviada foi a também aposentada Mercedes Silva da Silva, 71 anos. Moradora do Bairro Três Marias, ela atravessou a cidade para garantir a sua proteção. “Agora dá pra ficar um pouco mais tranquila. Dá pra ter um pouco mais de liberdade, porque a gente só fica em casa”, disse, pouco antes de ser a primeira pessoa da manhã a receber a vacina.

Pouco depois, quem passou pelo local foi o programador Diegues Michelin Simi, 37 anos. Vizinho ao Parque, o morador do Novo Esteio foi levar o pai Jomar Simi, 75 anos, o padrinho Ivo Bonades e a madrinha Odete Bonades, ambos com 71 anos, para serem imunizados. “Teve um pouco de fila, mas é normal. Muita gente buscando a vacina. O que importa é sair com eles vacinados”, comentou Diegues. “E dia 24 de abril a gente volta, no mesmo horário, para aplicar a segunda dose”, disse, pouco antes de ir deixar os passageiros em casa.

Ademir, Mercedes, Jomar, Ivo, Odete e outras 2.035 pessoas receberam, no sábado, a primeira dose da Coronavac na ação da SMS com apoio de diferentes pastas da Administração Municipal. Durante toda a manhã, o vai e vem de veículos no Parque foi grande, em virtude do grande número de pessoas que agendaram a imunização. A cada carro que passava pelos oito pontos de vacinação instalados no Pavilhão da Agricultura Familiar, sentimentos de gratidão e alívio. O drive-thru também foi realizado na sede da SMS, para pessoas indicadas pela Secretaria.

Além de idosos com mais de 70 anos, também foram vacinados profissionais que atuam em clínicas particulares e em farmácias de Esteio, que também atuam na área da saúde e fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Todos foram agendados previamente com as instituições nas quais trabalham.

Esteio já aplicou a primeira dose em 8.360 pessoas, o equivalente a 10,06% da população. Destes, 1.939 já receberam também a dose complementar (2,33% dos moradores de Esteio). Somando primeira e segunda dose, o Município já aplicou 10.299 vacinas (92,25% do total de 11.164 doses recebidas até a última sexta-feira, 26). Esteio agora tem, inclusive, mais pessoas vacinadas que número de casos confirmados: 7.788.

Ampliação para idosos a partir de 67 anos
Com a chegada de mais 2.180 doses da Coronavac a Esteio no último sábado (27), a SMS ampliou a faixa etária de vacinação para idosos a partir de 67 anos.

A aplicação do imunizante para pessoas desta faixa etária será realizada até a próxima quinta-feira (1º) no drive-thru no Parque Assis Brasil, das 18h às 20h. O dia e horário exato para cada pessoa deve ser agendado pelos telefones 3473-6377, 3473-8964, 3473-0480 e 3458-2824 (até quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h) ou com o envio de mensagem de texto pelo WhatsApp para o número 98600-8306 (até quinta-feira, das 8h às 17h).

A vacina será feita no Pavilhão da Agricultura Familiar e a entrada deve ser feita pelo Portão 1, acesso que fica logo que passa o pórtico principal, na Avenida Independência, via que margeia a BR-116.

Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção desta faixa etária também podem agendar para serem imunizados em casa.

Segunda dose no drive-thru do Centro

A SMS segue a aplicação da segunda dose para idosos que já completaram o tempo necessário para a aplicação da dose complementar (a data exata está marcada no cartão de vacinação entregue no momento da primeira dose). A imunização destas pessoas é feita no drive-thru tradicional da SMS, que fica em frente à sede da pasta, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Para esta ação, não é necessário fazer agendamento. Basta comparecer com documento de identidade e o cartão de vacinação.

Além destes públicos, a SMS está aplicando a vacina (doses 1 e 2) em profissionais da saúde e em idosos acamados/domiciliados. Nestas imunizações específicas, também estão sendo vacinados um cuidador por idoso. Os demais profissionais serão vacinados posteriormente, em nova lista que será organizada pela SMS.
Drive-thru especial de vacinação de idosos – Primeira dose

Público: Idosos a partir de 67 anos que não receberam nenhuma dose do imunizante
Quando vacinar: Até quinta-feira (1º), das 18h às 20h (o horário exato será agendado)
Onde vacinar: Drive-thru do Parque Assis Brasil (Pavilhão da Agricultura Familiar – Entrada pelo Portão 1)
Como, onde e quando agendar: Pelos telefones: 3473-6377, 3473-8964, 3473-0480 e 3458-2824 (até quinta-feira, dia 1º, das 8h às 12h e das 13h às 17h) ou com o envio de mensagem de texto pelo WhatsApp para o número 98600-8306 (até quinta-feira, das 8h às 17h)
Documento a ser apresentados na vacinação
: Documento de identidade (mesmo fornecido quando do agendamento)

Vacinação de idosos – Segunda dose
Público: Idosos que já receberam a primeira dose
Quando vacinar: De segunda a sexta-feira, das 13h às 17h – Atenção: a data exata está anotada no cartão de vacinação entregue no dia da aplicação da primeira dose
Onde vacinar: Em frente à SMS (Av. Padre Claret, 666)
Como, onde e quando agendar: Não é necessário agendamento
Documentos a serem apresentados na vacinação: Documento de identidade e cartão de vacina entregue na aplicação da primeira dose

Doze remessas
No último sábado (27), Esteio recebeu mais 2.180 doses da Coronavac, encaminhadas pela Secretaria Estadual da Saúde após envio do Ministério da Saúde. Foi a 13ª remessa que chegou ao Município.

A primeira leva de vacinas para Esteio, com 649 doses da Coronavac, chegou no dia 19 de janeiro, destinadas para profissionais da área da saúde com contato direto com pacientes contaminados ou com suspeita de COVID-19, idosos que moram em asilos e em seus cuidadores. Dois dias depois, mais 103 doses do imunizante produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, chegaram e foram direcionadas, também, para idosos acamados e servidores do São Camilo que atuam no setor de imagem e, diariamente, têm contato com pessoas contaminadas.

Em 26 de janeiro, chegou à Rede Municipal de Saúde a primeira remessa do imunizante desenvolvido pela anglo-sueca AstraZeneca em parceria com a Universidade Oxford, da Inglaterra, e importado da Índia. O público-alvo das 490 doses foi ampliado para agentes comunitários de saúde que atuam diretamente nas residências, funcionários que trabalham nas áreas assistenciais do Hospital São Camilo, servidores dos centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias) e equipes de atendimento da Regulação da SMS e da Farmácia Básica Municipal.

Em 2 de fevereiro, mais 972 doses da Coronavac chegaram à cidade. Nesta remessa, também foram vacinados visitadores dos programas Primeira Infância Melhor (PIM), funcionários do Centro Referência em Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Cerpics), trabalhadores da Vigilância Ambiental e servidores dos setores administrativos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Hospital. Do total, 752 doses foram direcionadas para a aplicação da dose complementar.

No dia 9 de fevereiro, Esteio recebeu mais 1.070 doses da Coronavac. Destas, 860 foram direcionadas para idosos acima dos 85 anos e acamados. Outras 210 foram reservadas para dar sequência à imunização de profissionais da saúde de instituições particulares que prestam serviços para a SMS, que também está sendo realizada.

Em 26 de fevereiro chegaram duas remessas. Foram 820 doses da AstraZeneca e outras 220 da Coronavac, destinadas para serem usadas como dose complementar.

Em março, mais cinco carregamentos de vacina chegaram a Esteio, todas produzidas pela Sinovac/Butantan, destinadas para a imunização inicial de idosos e aplicação da dose complementar tanto de idosos quanto de profissionais da saúde: dia 5 (1.070 doses), dia 10 (1.320 doses), dia 19 (2.150 doses), dia 23 (2.300 doses) e dia 29 (2.180 doses).

À medida que mais imunizantes foram sendo recebidos, a SMS foi baixando a faixa etária dos idosos a serem vacinados e abrindo a vacinação para mais profissionais da saúde, de acordo com as diretrizes e os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

[RoyalSlider Error] Slides are missing.

2016 - Todos os direitos Reservados