Publicidade

São Leopoldo: A cultura agradece!! Obras da reforma do Teatro Municipal devem estar prontas até o final deste ano

10 de julho, 2019 às 18:58 - por Redação do www.visaodovalesl.com.br

Foto: Thales Ferreira

São Leopoldo: O prefeito Ary Vanazzi vistoriou as obras de reforma do Teatro Municipal na quinta-feira, 10 de julho. Inaugurado em 2008, o principal espaço de São Leopoldo para apresentação de peças de teatro, dança, grupos musicais entre outras manifestações artísticas foi interditado em 2016 por problemas na estrutura e infiltrações.  Vanazzi lembrou que durante seu segundo mandato o espaço era um auditório que foi transformado em teatro e chegou a receber um público de 10 mil pessoas por ano. “É um espaço cultural muito importante para São Leopoldo que não recebeu a devida manutenção e infelizmente foi fechado. Muitas atrações, inclusive nacionais deixaram de passar por nossa cidade, pois não havia um local adequado para receber estes espetáculos. A devolução deste local recoloca nosso município no mapa das atrações culturais de nível estadual e nacional. Também é o espaço onde a classe artística da nossa cidade pode mostrar seu talento”, afirmou.

O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, estamos em fase final da obra com a troca do telhado que foi o grande motivador da reforma. “Foi um esforço do nosso governo para recuperar este espaço tão importante para a comunidade leopoldense. Considero como o principal espaço de apresentação da cidade que está sendo recuperado em um momento que em outras cidades estão fechando suas casas de espetáculos e há uma carência geral de espaços para apresentações. A reabertura vai permitir que recebamos diversas atrações. Inclusive já temos uma parceria como o Sesc para montarmos uma agenda de apresentações assim que o teatro estiver pronto. Vamos entregar um espaço cultural com a qualidade que São Leopoldo merece”, disse o secretário.

Obras que estão sendo realizadas na reforma 

Estão sendo investidos R$ 309 mil na reforma do telhado com recursos próprios da Prefeitura e da compensação do Patrimônio Histórico de São Leopoldo. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) prevê que até setembro de 2019 o trabalho de reforma esteja concluído. Além de receber uma nova estrutura metálica para o telhado haverá a substituição das telhas de amianto por peças de zinco, troca do carpete e do forro, adaptação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Também está prevista a instalação de equipamentos de segurança do trabalho para a sala dos técnicos de imagem e de som.

Teatro Municipal

Foi inaugurado em 2008, na segunda gestão do prefeito Ary Vanazzi, após uma reforma e adequação do espaço do antigo Auditório General Mario da Fonseca. Com novos equipamentos e estrutura de palco e poltronas modernas surge um espaço apropriado para acolher as mais diversas manifestações culturais. Já subiram no palco do Teatro nomes como André Damasceno, Bete Coelho, Edwin Luisi, Ingra Liberato, Raul Gazolla, Renato Pereira e Sérgio Mamberti. Músicos e espetáculos musicais com Hermeto Pascoal, Hique Gomes, Kleiton e Kleidir, Lurrie Bell, Maestro João Carlos Martins, Nei Lisboa, Nico Nicolaiewsky, O Teatro Mágico, Tiago Iorc e Vitor Ramil. Também já recebeu atrações internacionais como o espetáculo “Post”, da companhia Cirque Bang Bang, da França e “Extravagância: Técnica + Loucura = Arte” do grupo teatral italiano Accademia della Follia, além dos grupos de teatro e dança da cidade como o Corpos e Sombras, Teatro Geração Bugiganga e Corpus Cia de Dança.

Estrutura do Teatro Municipal de São Leopoldo

  • 280 poltronas na platéia, sendo 2 lugares para obesos e 3 vagas para cadeirantes.
  • Rider técnico de sonorização e iluminação
  • Varas de iluminação e cenário móveis com contra pesagem
  • Vestimenta cênica
  • Palco italiano com boca de cena de 9m X 2,9m
  • Cabine de som e luz
  • Três camarins

Redação do www.visaodovalesl.com.br/Colaboração: SCOM/PMSL 

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovalesl.com.br

Publicidade

Banner Web Visão do Vale_969x131px Semae

2016 - Todos os direitos Reservados