Publicidade

São Leopoldo: equipe da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) já está formada

03 de dezembro, 2019 às 15:15 - por Redação do www.visaodovalesl.com.br

Foto: Valentin Thomaz

 São Leopoldo: depois de 25 anos de muitas lutas, promessas de vários governos e principalmente de espera, finalmente na tarde desta  segunda-feira, 2 de dezembro, aconteceu a apresentação de efetivo da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) de São Leopoldo. A cerimônia foi marcada por muita emoção e comemoração pela conquista após 25 anos de luta. A Deam está em processo final para iniciar os atendimentos no município e contará com nove agentes da Polícia Civil, além da Delegada titular, Michele Arigony.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ressaltou a necessidade de um olhar coletivo para construir políticas públicas para mulheres. Vanazzi salientou que só existem índices de violência contra a mulher no município porque há acompanhamento: “Os dados de violência aparecem porque são registrados e isto acontece por causa dos serviços realizados para conscientização e orientação da população”, comentou.

 O Diretor da 3° Delegacia Regional Metropolitana (3° DPRM), Delegado Eduardo Hartz, reforçou a importância do investimento do município na conquista da Deam. Para garantir a implementação da Deam, o município destina R$ 15 mil mensais para custeio do aluguel do local. Esta foi uma condição proposta pelo prefeito Ary Vanazzi para firmar um compromisso entre o município e o governo estadual. Até o final de 2020, serão destinados R$ 281 mil para despesas de aluguel, IPTU e seguro.  “A Deam é um anseio antigo da comunidade Leopoldense que hoje podemos comemorar. É uma grande conquista para São Leopoldo e para a Polícia Civil”, afirmou Eduardo Hartz.

 A vice-prefeita, Paulete Souto, a Secretária de Políticas para Mulheres, Vanessa Saraiva, a Vereadora Ana Afonso e a Diretora de Polícia Metropolitana (DPM), Adriana Regina da Costa, desejaram boas vindas ao efetivo da Deam.
Após a apresentação, a exposição de fotos “O Silêncio Também é uma Arma” foi aberta oficialmente no saguão do prédio do Centro Administrativo. A exposição ficará no local até o dia 6 de dezembro e busca incentivar mulheres vítimas de agressões a não se calarem. Nas fotografias, são retratados objetos de apreensões dos inquéritos policiais que foram utilizados para ameaçar ou para lesionar mulheres.

A secretária de Assistência Social Iara Cardoso, relembra  que há cerca de 20 anos quando também estava como secretaria de ação social, assumiu uma luta que parecia invencível com momentos de angústia, mas sem desistência. Iara destaca que nunca se afastou da luta pela Deam e continuou trilhando  todos os caminhos para chegarmos até aqui e, apesar dos obstáculos, das promessas e dificuldades, a luta foi vencida e hoje estamos aqui para comemorar nossa Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher, a Deam. Uma conquista de todas nós. Nunca, jamais baixamos a cabeça e temos a certeza de que a lei,a justiça e o enfrentamento à violência doméstica estão mais vivas que nunca.

 Também participaram da cerimônia representantes do governo municipal a presidenta do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (Comdim), Antoninha Della Mea Lima, representantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Juíza e Promotora do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Michele Scherer Becker e Marcela Romera, e representantes da Polícia Civil.

Redação do www.visaodovalesl.com.br/Colaboração: SCOM/PMSL

 

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovalesl.com.br

Publicidade

Banner Web Visão do Vale_969x131px Semae

2016 - Todos os direitos Reservados