Publicidade

São Leopoldo: Prefeitura divulga atividades culturais online para comemorar os 196 anos da Imigração alemã e fundação do município

24 de julho, 2020 às 09:29 - por Bado Jacoby

SÃO LEOPOLDO: para enaltecer a data histórica do município, 25 de julho, que marca os 196 anos da imigração alemã no Brasil e a fundação de São Leopoldo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), realiza uma série de atividades culturais de maneira online. Devido à pandemia do novo coronavírus, não haverá nenhuma festividade presencial.

“Queremos que exista pelo menos uma programação, pois a data não pode passar em branco. Para que a cidade lembre e, mesmo em um momento de crise, afirme sua história, sua cultura, suas relações sociais”, destacou o prefeito Ary Vanazzi.

O prefeito complementa explicando que a ação visa ser uma forma de alento para as pessoas durante o isolamento social e também um jeito de valorizar os artistas locais. “Não vamos fazer nenhuma festa em meio a uma pandemia, com UTI lotada, leitos clínicos lotados e a população com muitas dificuldades”.

Pedro Vasconcellos

O secretário municipal de Cultura de São Leopoldo, Pedro Vasconcellos, considera que mesmo diante do quadro grave de saúde pública que estamos passando, a administração municipal não poderia deixar passar em branco esta data tão importante e representativa para São Leopoldo e região. Serão feitas várias atividades no estilo online e entra estas atividades, vão acontecer, apresentações musicais típicas e de outros estilos, peças teatrais, canto e coral, danças e tantas outras de todos os gêneros artísticos e culturais.  Vasconcellos destaca que a preocupação maior do governo municipal neste momento peculiar é o de preservar vidas e a saúde da população, mas mesmo assim, dentro da realidade possível a data comemorativa vai ser lembrada com muita dedicação e criatividade tanto de parte do governo municipal, como da sociedade civil. O secretário de cultura também enfatiza que os preparativos para as comemorações do bicentenário da imigração alemão que vão acontecer em 2024, continuam a pleno em uma parceria da prefeitura municipal e de vários setores da sociedade civil.

A programação de atividades online tem o objetivo de recuperar a história da cidade, da São Leopoldo Fest e dos debates do Comitê do Bicentenário da Imigração Alemã, além de lives culturais. Ela também contempla atividades tradicionais de entidades de São Leopoldo.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES COMEMORATIVAS AOS 196 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

  • 25/07 – Sábado
    16h – Missa virtual no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em homenagem aos 196 anos da Imigração Alemã no Brasil
    19h30 – Live da Imigração – 196 anos de São Leopoldo – Música, história e fatos curiosos da cidade, Sociedade Orpheu
    Abertura do período de inscrições do Curso São Leopoldo: Memória e Patrimônio Cultural (3ª edição), modalidade a distância
  • 26/07 – Domingo
    13h às 15h – Live Grupo Eco do Pampa
    17h – Live Hip Hop, NG Fênix
    20h – Transmissão do Concerto em Homenagem aos 196 anos da Imigração Alemã
  • 27/07 – Segunda-feira
    19h – Live com Fredi Bessa
  • 28/07 – Terça-feira
    15h – Documentário: PALCO ABERTO – Ocupação Cultural Amadeo Rossi
    20h às 22h – Live Abraço Musical, Vinícius Santos
  • 29/07 – Quarta-feira
    14h – museu do trem LIVE: “Registros de imigrantes, história e pesquisa”, com Henrique Trindade, da Unesp
    16h – Os Quixotescos
    19h – Coração Cigano, Otávio Saldanha
    20h – Live de Lançamento do Portal PRESTO Canto Coral
  • 30/07 – Quinta-feira
    14h – Encontro: São Leopoldo da Memória à Atualidade, com Jens Glüsing, da Revista Der Spiegel, Jorge Luiz da Cunha, Vice-Presidente do Instituto Histórico de São Leopoldo, Doutor em História e Professor da UFSM, e Instituto Goethe.
    19h – Pagode com o Grupo SOS
  • 31/07 – Sexta-feira
    14h – museudotremLIVE: Propostas de migração, colonização e desenvolvimento econômico por meio da Ferrovia, com Lucas Mariani Corrêa (Doutor em Historiado – UNESP – Pesquisador do projeto Memória Ferroviária).
    19h – Lançamento LP Supervão, Banda Supervão
    21h – Pagode Dom Natural
  • 01/08 – Sábado
    19h – Live com Luiza Gonçalves
    02/08
    11h30 – Live com Tchê Guri
    Toda a programação será transmitida na fanpage da Secretaria de Cultura – https://www.facebook.com/culturasaoleopoldo

– O Coletivo Interventura está realizando ações na Semana da imigração Alemã no Brasil, entre elas o Lançamento de Desenhos de colorir de Casa do imigrante. Na página do Instagram @interventura.urb
– A Associação Cultural Germânica de SL está promovendo a Semana da Imigração Alemã – Einwanderungswoche, dos dias 20 à 25 de julho, através do Facebook.

Redação do www.visaodovalesl.com.br

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovalesl.com.br

Publicidade

[RoyalSlider Error] Slides are missing.

2016 - Todos os direitos Reservados