Publicidade

São Leopoldo: Programação de aniversário do município aborda a história da Ferrovia e Imigração

27 de julho, 2020 às 20:45 - por Redação do www.visaodovalesl.com.br

SÃO LEOPOLDO: é muito comum ouvir a história da imigração relacionada quase que somente ao Rio dos Sinos. Para conhecer mais sobre esta história que também trilhou outros caminhos, o Museu do Trem organizou uma edição do Diálogos na web com duas lives sobre a “Ferrovia e Imigração”.

Estas atividades são promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) na programação municipal alusiva ao aniversário dos 196 anos de São Leopoldo e da imigração alemã. As transmissões serão feitas na página do Museu do Trem no facebook: https://web.facebook.com/museudotrem.saoleopoldo

A primeira mesa será na próxima quarta-feira,  29 de julho, às 14h, sobre o tema “Registros de imigrantes: história e pesquisa”, com o historiador do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Henrique Trindade. Já a segunda mesa “Propostas de migração, colonização e desenvolvimento econômico por meio da ferrovia” ocorre no dia 31 de julho, às 14h, com o convidado Lucas Mariani Corrêa que é historiador e pesquisador, doutor em História (UNESP- Assis). Corrêa faz parte do Projeto Memória Ferroviária (SP).

As mesas serão mediadas pela museóloga e pesquisadora, doutoranda em Educação (PUC RS), Alice Bemvenuti, da coordenação do projeto #museudotremLIVE. Alice Bemvenuti também é membro do Comitê Brasileiro para a Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil).

Diálogos na web “Ferrovia e Imigracão”

29 de julho (quarta-feira), as 14h

Mesa 1: “Registros de imigrantes: história e pesquisa”
Convidado: Henrique Trindade – historiador e pesquisador– Museu da Imigração do Estado de SP
Na mesa 1, serão destacados aspectos relacionados à pesquisa histórica e os registros de imigrantes a partir do acervo do Museu da Imigração do Estado de São Paulo/APESP (Arquivo Público do Estado de São Paulo). O Museu da Imigração ocupa parte do complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás e auxilia famílias e interessados na localização de informações de antepassados, que servem, inclusive, para comprovações de cidadania a partir de imigrantes vindo de diversos países, como Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Japão, Romênia, Polônia, entre outros.

Mesa 2- “Propostas de migracão, colonização e desenvolvimento econômico por meio da ferrovia”
Convidado: Lucas Mariani Corrêa- historiador e pesquisador, doutor em História (UNESP), Integra projeto Memória Ferrovia
A mesa 2, terá como destaque aspectos relacionados aos planos de migração e o desenvolvimento econômico impulsionados pela ferrovia, incluindo o território de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e as políticas de colonização no final do século XIX e início do século XX, quando então o grupo Brazil Railway Company terá concessão dos governos Federal e Estaduais.

Mediação dos diálogos:
Alice Bemvenuti- Museóloga e pesquisadora, doutoranda em Educação (PUCRS), membro do TICCIH-Brasil, Museu do Trem, São Leopoldo

Organização: Museu do Trem

Parceria com Museu da Imigracão do Estado de São Paulo e Projeto Memória Ferroviária – UNESP
Apoio: Prefeitura de São Leopoldo | Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult)
A atividade faz parte da programação dos 196 anos de São Leopoldo.

Sobre o projeto #museudotremLIVE

Devido às dificuldades com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, a Secult vem oferecendo para a comunidade diversas ações, entre elas o projeto #museudotremLIVE onde a equipe do Museu do Trem tem realizado debates, reuniões e estudos sobre a função do museu, comunicação com os públicos pela web e outras questões específicas do patrimônio industrial ferroviário e sua preservação.  A fotografia que ilustra a matéria é de um grupo de migrantes alemães na Hospedaria de Imigrantes do Brás (SP).

Redação do www.visaodovalesl.com.br/Créditos: Foto: Acervo Museu da Imigração/APESP | Texto: Vanessa Bueno Mtb 11.299 | Scom/PMSL]

Publicidade

[RoyalSlider Error] Slides are missing.

2016 - Todos os direitos Reservados