Publicidade

São Leopoldo sediará três atividades do Fórum Social das Resistências

13 de janeiro, 2020 às 13:43 - por Mariana Santos - Redação www.visaodovalesl.com.br

São Leopoldo sediará três atividades do Fórum Social das Resistências (FSR) 2020. O anúncio ocorreu na sexta-feira, 10 de janeiro, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, durante a reunião preparatória para o FSR. O Fórum acontecerá de 21 a 25 de janeiro em Porto Alegre e São Leopoldo.

As atividades serão no dia 23, começando com a “Mesa de Convergência 1 – Direitos do Planeta e Bens Comuns”, às 9h, no auditório Central da Unisinos. À tarde, às 14h, será realizada na Câmara de Vereadores, a “Reunião de Convergência – I Encontro de Luta Ambiental”. Já o “Sarau da Resistência”, ocorrerá, às 19h no Museu do Rio.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Darci Zanini e secretário-interino de Cultura e Relações Internacionais, Jari da Rocha, coordenaram a reunião e apresentaram a dinâmica das atividades que ocorrerão em São Leopoldo. Para o prefeito Ary Vanazzi as discussões que envolvem o Fórum são a base para a articulação de inúmeros seguimentos da luta contra as mazelas provocadas pelo neoliberalismo. “O primeiro Fórum Social Mundial ocorreu em 2001 como um momento de reflexão e criação de alternativas para as crises provocadas pelo neoliberalismo como a fome, a miséria, a má distribuição de renda e o esgotamento dos recursos naturais.

Após um período de governos progressistas de esquerda na América Latina, vimos o pensamento totalitário crescer com o avanço do conservadorismo, do preconceito e da intolerância. Esta realidade exige um esforço extra no processo de articulação de uma agenda capaz de produzir uma unidade mundial do campo democrático e popular no entorno de propostas capazes de enfrentar as crises ambiental, econômica, social e a crise dos valores democráticos”, apontou.

O secretário de Meio Ambiente, Darci Zanini, afirmou que o objetivo é a reconstrução de uma referência utópica para milhões de pessoas. “Queremos agregar ideias de luta contra o pensamento hegemônico de que não há possibilidades reais de um outro mundo fora das dinâmicas e imposições do mercado capitalista”, disse o secretário.

Também participaram da reunião ativistas de movimentos sociais; de Organizações Não Governamentais (ONGs); ativitas ambientais; sindicatos, e integrantes do governo municipal e de partidos políticos da cidade.

Fórum Social das Resistências

Com o lema Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta, a segunda edição do Fórum Social das Resistências será realizada em Porto Alegre e em algumas cidades da Região Metropolitana. O FSResistências2020 iniciará com a Marcha de Abertura no dia 21 de janeiro, a partir das 17h, no Largo Glênio Peres em Porto Alegre. Mais informações estão disponíveis em www.forumsocialportoalegre.org.br.

Redação www.visaodovalesl.com.br

Publicidade

[RoyalSlider Error] Slides are missing.

2016 - Todos os direitos Reservados