Publicidade

Secretaria de Ação Social passa a ser protagonista na administração municipal com posse de Iara Cardoso em ato que mostra força do PDT

22 de agosto, 2019 às 17:22 - por Redação do www.visadovalesl.com.br

Foto: Bado Jacoby

Em uma concorrida atividade na sala de reuniões do gabinete do prefeito municipal, a vereadora Iara Cardoso (PDT) assumiu nesta quinta-feira, 22 de agosto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Leopoldo. O ato de posse reuniu secretários, vereadores, líderes comunitários, entidades da sociedade civil, servidores municipais e convidados, foi demonstrado que a secretaria vai ter um protagonismo de primeira grandeza na administração municipal e isto foi bastante destacado pelo próprio prefeito municipal Ary Vanazzi.

Ao dar posse a secretária Iara Cardoso, o prefeito Ary Vanazzi falou sobre a necessidade de um olhar especial para a assistência social: “Precisamos transformar a assistência social em algo que nos ajude a fazer o melhor pelos que mais necessitam. Sei que tu vais desenvolver com a equipe da SDS muitos programas que darão dignidade e protegerão as pessoas que precisam de ajuda. Este Brasil precisa voltar a ser da maioria do povo e não apenas dos ricos”, afirmou.

Já como secretária, Iara afirmou que o pano de fundo de sua gestão será a solidariedade: “Conheço o Vanazzi e por conhecê-lo aceitei o desafio, pois temos muitas bandeiras em comum. Vou fazer o meu trabalho com muita determinação. A gente percebe que a reforma trabalhista nos atingiu de forma direta, escancarada, e vamos trabalhar para fazer a diferença, e onde faltar recursos federais, vamos dar um jeito, estamos a serviço do povo”, disse.

Carolina Cerveira, secretária-adjunta da SDS, relembrou o tempo em que trabalhou com Iara: “Gostaria de agradecer a presença de todos aqui, e demonstrar a minha satisfação em trabalhar com a Iara novamente, fui estagiária dela em 1988. Hoje em dia estamos em um momento diferente, de retrocessos, e nosso desafio é alcançar aqueles que mais precisam”, salientou.

A vice-prefeita Paulete Souto, também esteve presente: “Este é um momento de muito acolhimento, a Iara é uma mulher que já tem uma longa caminhada social. Tenho certeza de que ela será muito competente à frente da secretaria”, declarou. Ari Moura (PDT), presidente da Câmara dos Vereadores, parabenizou a colega de partido: “Fico muito honrado que este papel fique com a nossa companheira Iara, uma mulher com bastante experiência, conhecimento, tem uma boa equipe e todos os atributos necessários para assumir este compromisso”, evidenciou.

Quem é Iara Cardoso a nova titular da Secretaria de Desenvolvimento Social 

Advogada e funcionária pública de São Leopoldo, elegeu-se vereadora nos anos de 1997, 2000, 2012 e 2016. Presidiu o Poder Legislativo em dois mandatos. Como prefeita interina, em 2002, promulgou a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher; foi secretária de Assistência Social entre os anos de 1998 à 2000, onde teve o projeto Resgate – de inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco – premiado pela UNESCO. Em 2003 foi a primeira mulher a assumir uma secretaria de Obras no Rio Grande do Sul, quando, durante sua gestão, pavimentou mais de 450 ruas da cidade. Foi presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) em 2005, e esteve à frente do gabinete do senador Sérgio Zambiasi  entre os anos de 2006 e 2008. Assumiu a secretaria de Turismo no ano de 2011, a convite do prefeito Ary Vanazzi. Foi autora do projeto que instituiu Procuradoria da Mulher na Câmara e tem, entre suas principais frentes de atuação, a instalação da 1ª Delegacia da Mulher em São Leopoldo.

Redação do www.visaodovalesl.com.br

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovalesl.com.br

Publicidade

Banner Web Visão do Vale_969x131px Semae

2016 - Todos os direitos Reservados