Publicidade

Sobre presos e presídios em São Leopoldo – Artigo de Bado Jacoby

03 de outubro, 2019 às 09:33 - por Bado Jacoby

Sobre presos em viaturas, salas de delegacias e até amarrados em postes também na frente de delegacias, mais especificamente em São Leopoldo:
No final dos anos 90 do século passado quando na presidência do Consepro Leopoldense, tive a oportunidade de acompanhar uma das tantas tentativas de viabilizar a construção de um presídio na cidade de São Leopoldo e em uma das tantas reuniões feitas na época, fui testemunha do desabafo “profético” de um juiz (mais adiante um respeitado desembargador) da vara criminal da comarca leopoldense.
Segundo o então lucido magistrado, ser contra a construção de um presídio era algo que beirava a insanidade e irresponsabilidade de gestores públicos e também da sociedade civil. A justificativa para a opinião do juiz, era baseada na alta população carceraria oriunda de São Leopoldo que eram(e ainda são) UMA DAS MAIORES NO SISTEMA CARCERÁRIO GAÚCHO. As pressões e demagogias oportunistas venceram, e o tal presídio não se materializou e mais adiante, novas situações parecidas aconteceram e sempre, com os mesmos tipos de personagens se posicionando contra a construção de algo necessário como a construção de um presidio na cidade de São Leopoldo.
Com certeza, vão surgir os tradicionais comentários “inteligentes” tipo “leva o bandido para a tua casa” ou argumentos parecidos daqueles que são contra a construção de presídios. Claro que gostaria  de ver como prioridade a construção de melhores escolas, melhores estruturas para a saúde pública e outras necessidades nossas de cada dia, mas, não temos como fugir de nossas mazelas sociais e entre estas mazelas, temos altos índices de violência em nossa cidade e como consequência, se torna necessário entre tantas ações, a construção de locais para isolar todos aqueles que não estão de acordo com o regramento social vigente.
A sociedade precisa entender mesmo que seja tomando um remédio para o estomago, que todos somos responsáveis pelas mazelas sociais e se, temos problemas na educação precisamos de melhores politicas e estruturas tipo construção de novas escolas se necessárias, se temos problemas na área da saúde, precisamos avançar nas politicas de ações de combate e construir novos unidades de saúde se necessárias. Enfim, se temos problemas com segurança pública e como os temos, necessário se faz criar mecanismos para tentar solucionar ou amenizar esta situação de violência de nossos tempos e entre estas soluções, a construção de um presidio em São Leopoldo urge. Nunca é demais lembrar, que a violência ou outros tipos de crimes não violentos, estão batendo em todas as portas e daqui a pouco, a estatística cruel, pode colocar como hospede em um dos insalubres e formadores de pós-graduados em bandidismo, um dos nossos. O resto,  é hipocrisia pura.
Bado Jacoby é radialista e ex presidente do Consepro de São Leopoldo

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovalesl.com.br

Publicidade

Banner Web Visão do Vale_969x131px Semae

2016 - Todos os direitos Reservados