Publicidade

Unidos da Campina ganha todos os títulos em disputa na 15ª Copa dos Campeões de Futsal do município

05 de agosto, 2019 às 16:45 - por Redação do www.visaodovalesl.com.br

Esteio: Três títulos em disputa; três títulos conquistados. A noite de sexta-feira (2) foi uma das melhores da história do Unidos da Campina. A agremiação de São Leopoldo conquistou os três troféus de primeiro lugar da 15ª Copa dos Campeões de Futsal, competição organizada pelo empresário Claiton Almeida com apoio da Prefeitura de Esteio e patrocínio máster da Corsan.  O clube leopoldense levou para casa os títulos no Feminino, Máster 40 e Força Livre, quebrando um tabu da competição: nunca um time havia sido bicampeão – o Unidos venceu a categoria principal em 2017. Além disso, a agremiação ficou com todos os troféus de destaque do campeonato: Raquel, na Feminino; Chico Branco, na Máster 40; e Luquinhas, na Força Livre.

Começou com as meninas…
A noite de decisões começou com as mulheres, novidade da 15ª Copa dos Campeões de Futsal. O Unidos da Campina entrou em quadra para enfrentar o Sport, de Novo Hamburgo, de olho no título, no prêmio de R$ 10 mil e na invencibilidade. Num jogo bastante disputado, o placar ficou inalterado até 5 minutos e 20 minutos para o final do primeiro tempo. Foi quando a Camisa 11 do Unidos, Raquel, tomou a iniciativa, driblou todo o time adversário e marcou um golaço.  O jogo seguiu pegado, com jogadas para ambos os lados, mas sem alterações no marcador. Faltando 4 minutos e 55 segundos para o apito final, Júlia chutou no cantinho, marcando o segundo para o time leopoldense e garantindo o primeiro grito de “é campeão!” para o Unidos da Campina.

…seguiu com os veteranos…
segundo jogo da noite foi válido pela categoria Máster 40. Unidos da Campina e Acadêmicos, de Esteio fizeram um duelo que valia o título, o Renault Kwid zero quilômetros e a chace de revanche para o time esteiense, que, na primeira partida do torneio, havia perdido para a equipe de São Leopoldo por 5 a 4.

Mas o Unidos entrou determinado a vencer novamente e ficar com mais um troféu de primeiro lugar. Com 3 minutos e 8 segundos de jogo, Chico Branco abriu o placar. Aos 5 minutos e 22 segundos, Seco chutou da intermediária e ampliou. Um minuto e 17 segundos depois, Chico Branco fez o terceiro. O Acadêmicos tentou se reorganizar, mas as chances que criava paravam nas defesas do goleiro Mano. Faltando 3 minutos e 32 segundos para o final do primeiro tempo, o Unidos marcou novamente, com Marcos Adriano. O time de Esteio só conseguiu descontar quando faltavam 40 segundos para o final da primeira etapa, com Joel, mas pouco antes do apito de intervalo tomou o quinto gol, com Seco.

O Acadêmicos voltou um pouco mais organizado para a segunda etapa, mas não conseguia descontar. Quando faltavam 11 minutos e 48 segundos para o final do jogo, Felipe fez o segundo do time de Esteio. Menos de um minuto e meio depois, na base da empolgação, os veteranos esteienses fizeram o terceiro, com Luciano. A reação, entretanto, parou ali. Seco (três vezes) e Jobenson marcaram, decretaram a goleada de 9 a 3 e garantiram o segundo grito de “é campeão” da noite para São Leopoldo.

…e terminou com os adultos
De olho no terceiro troféu de campeão da noite, no bicampeonato do torneio, no Renault Kwid e na invencibilidade, o Unidos da Campina entrou em quadra para enfrentar o Rabelo, de Alvorada. Diferentemente dos colegas do Feminino e do Máster 40, os atletas da Força Livre viram o adversário sair na frente no marcador, com o gol de Pablo, aos 5 minutos e 38 segundos.  Com a desvantagem no placar, o Unidos tratou se reorganizar em quadra. Tiago Bueno deixou tudo igual, aos 7 minutos e 47 segundos. Depois, faltando 2 minutos e 23 para o final do primeiro tempo, ele mesmo virou o jogo, depois de um bate-rebate dentro da área adversária. Com a vantagem de 2 a 1, o time de São Leopoldo foi para o intervalo.  Mal inciou a segunda etapa, e o placar ficou igual, novamente. Numa cobrança de falta de Xande, a 1 minuto e 22 segundos, Jorge Lucas aproveitou o cruzamento e, sozinho no segundo pau, empurrou para o fundo do gol.  O Rabelo não teve nem tempo de comemorar. Trinta segundos depois do empate, numa saída errada da equipe de Alvorada, a bola sobrou na esquerda para Luquinhas, que botou por baixo do goleiro.

Atrás no placar e nervoso em quadra, o Rabelo não conseguia jogar bem. Do outro lado, o Unidos, tinha uma postura mais ofensiva e confiante dentro de quadra. A superioridade virou em gol aos 13 minutos e 39 segundos, com Alisson, que recebeu a bola na esquerda e chutou por baixo do goleiro, quase uma repetição do gol anterior. O time de São Leopoldo seguiu com mais volume de jogo e o Rabelo passou a usar o goleiro-linha. A estratégia não surtiu efeito. Pelo contrário. Com um homem a mais na quadra adversária, o time de Alvorada deixava espaços atrás e o gol vazio. Faltando 2 minutos e 14 segundos para o final do jogo, Alisson pegou a bola na própria área e chutou para a meta adversária, que estava completamente desguarnecida. O quinto gol do Unidos desmotivou demais o Rabelo, que reconheceu a derrota e deixou de jogar nos segundos finais. Festa em quadra e nas arquibancadas e o terceiro grito de “é campeão!” para a agremiação da Campina.

Rápida solenidade


Entre os jogos do Feminino e do Máster 40, foi realizada uma rápida solenidade de encerramento da Copa dos Campeões de Futsal, com a presença do prefeito Leonardo Pascoal e do vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, entre outras autoridades.

Pascoal saudou o público e os atletas, e agradeceu a todos que trabalharam pelo campeonato, que desde 2011 é realizado em Esteio. O prefeito lembrou que a Copa dos Campeões é considerada a maior competição amadora de futsal do Rio Grande do Sul e deu destaque ao torneio feminino. “As mulheres, a partir deste ano, também são protagonista deste evento. É uma competição já consolidada, que veio para ficar”, destacou.

O prefeito ressaltou ainda que todo o valor arrecadado com a venda dos 1,7 mil ingressos para a final, ao custo de R$ 12, serão destinados ao Hospital São Camilo. “Que desde o início do ano já atendeu mais de 40 mil pessoas de 50 cidades do Rio Grande do Sul”. No final, Pascoal reafirmou a parceria para a realização do campeonato, mais uma vez, em Esteio. “Estamos esperando todos vocês para a 16ª Copa dos Campeões de Futsal aqui na nossa cidade no ano que vem”, afirmou. Ranolfo, por sua vez, transmitiu o abraço do governador Eduardo Leite e disse que, para ele, era motivo de alegria estar no evento. “Sou esteiense e moro em Esteio. Estou muito satisfeito de ver essa competição realizada aqui na nossa cidade”, disse.

15ª Copa dos Campeões de Futsal – Finais
Unidos da Campina 2 X 0 Sport – Feminino
Unidos da Campina 9 X 3 – Máster 40
Unidos da Campina 5 X 2 Rabelo – Força Livre

Campanhas dos campeões
Feminino
Unidos da Campina 1 X 1 Trianon
Unidos da Campina 16 X 0 Futgirls
Unidos da Campina 4 X 0 Flamengo
Unidos da Campina 3 X 0 River
Unidos da Campina 3 X 1 Flamengo
Unidos da Campina 2 X 0 Sport

Máster 40
Unidos da Campina 5 X 4 Acadêmicos
Unidos da Campina 7 X 0 4P Futsal
Unidos da Campina 8 X 1 Trianon
Unidos da Campina 5 X 3 Fox SS
Unidos da Campina 2 X 4 Majewsky
Unidos da Campina 8 X 3 Agrotchê Bierhaus
Unidos da Campina 7 X 5 Majewsky
Unidos da Campina 9 X 3 Acadêmicos

Força Livre
Unidos da Campina 2 X 1 UFRGS
Unidos da Campina 4 X 2 Street Boys
Unidos da Campina 2 X 0 Atlético Futsal
Unidos da Campina 4 X 0 Village Carriére
Unidos da Campina 5 X 1 Jardim Figueira
Unidos da Campina 5 X 1 Grêmio Atlético Osoriense
Unidos da Campina 4 X 1 Penãrol
Unidos da Campina 5 X 2 RabeloCampeões

Categoria Adulto
2019 – Unidos da Campina (São Leopoldo)
2018 – SER Alvorada (Alvorada)
2017 – Unidos da Campina (São Leopoldo)
2016 – Amigos do Feijão (Sapucaia do Sul/Esteio)
2015 – SER Barra (Barra do Ribeiro)
2014 – AGF Futsal (Guaíba)
2013 – Sotlog (Sapucaia do Sul)
2012 – Atlético do Vale (Parobé)
2011 – Afusca (Cachoeirinha)
2010 – UJR/Feevale (Novo Hamburgo)
2009 – Flamengo (Esteio)
2008 – Starsul (Porto Alegre)
2007 – RCJ (Sapucaia do Sul)
2006 – Bruxos (Esteio)
2005 – Bandeirantes (Canoas)

Categoria Máster 40
2019 – Unidos da Campina (São Leopoldo)
2018 – Burger Brothers (Garibaldi/Bento Gonçalves)
2017 – AGFA (Gravataí)
2016 – Rápido Garibaldi (Garibaldi)
2015 – Majewsky (Porto Alegre)

Feminino
2019 – Unidos da Campina (São Leopoldo)

Redação do www.visaodovalesl.com.br/Colaboração: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Esteio

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovalesl.com.br

Publicidade

Banner Web Visão do Vale_969x131px Semae

2016 - Todos os direitos Reservados