Publicidade

Zona Azul de São Leopoldo: quem vai parar a Rek Parking em sua fúria de arrecadar??

19 de junho, 2019 às 10:56 - por Bado Jacoby

São Leopoldo: O estacionamento rotativo de São Leopoldo ou zona azul como é conhecida a área central da cidade onde é cobrado para se estacionar durante parte do dia, se tornou alvo de todas as manobras possíveis e plenamente questionáveis para aumentar a arrecadação por parte da empresa terceirizada Rek Parking. Vários casos, como cobranças de estacionamento rotativo em feriados, não cumprimento de vários itens contratuais e agora, a situação chega ao extremo de ela mesma a terceirizada apresentar um estudo(?) que determina a necessidade de expansão da área da zona azul, pelo esgotamento da região abrangida. Sobre este estudo feito pela empresa Rek Parking, nossa reportagem entrou em contato com a mesma solicitando cópia e fomos informados que este mesmo(estudo) foi feito pela administração municipal. Esta informação, contraria uma nota da prefeitura que informou que a empresa Rek realizou os estudos sobre a tal necessidade de expansão da área da zona azul.

Como já divulgado pelo Visão do Vale em matéria sobre o assunto (https://visaodovalesl.com.br/zona-azul-de-sao-leopoldo-existe-realmente-necessidade-de-aumento-no-numero-de-vagas/), este estudo se mostra pelo menos duvidoso, pelo simples fato de que conforme o faturamento declarado da empresa Rek, a ocupação da zona azul é de pouco mais de 33%, ou seja, não se tem como justificar a necessidade de expansão por esgotamento de vagas, quando apenas de um terço destas vagas hoje existentes estão sendo ocupadas.

A necessidade da existência da zona azul em São Leopoldo ou em qualquer outra cidade de porte médio para cima, é algo inquestionável e tirar este sistema é uma  irresponsabilidade que vai inviabilizar a mobilidade urbana de maneira irreparável.  Mas o que se questiona e com bastante fundamentação no caso de São Leopoldo, é a maneira quase que totalmente direcionada de arrecadar de todas as formas possíveis e em alguns casos, até de maneira DESLEAL para com a população que usa a zona azul.

Um exemplo prático destas ações da empresa Rek, é a instalação de placas indicativas na nova região onde será cobrado a partir de 01 de julho o estacionamento rotativo. Nestes locais, estão sendo colocadas as placas apenas informando que existe cobrança de estacionamento e sua fundamentação legal. Esta ação tão eficiente e rápida de parte da empresa Rek, como sempre tem um viés periférico de induzir a cidadania a um prejuízo e como consequência, aumentar a fúria de arrecadação da mesma.   A reportagem do www.visaodovalesl.com.br demonstra na prática mais este absurdo contra a população Leopoldense que precisa ter um freio urgente.

Ruas que ainda não tem cobrança já estão sinalizadas como se tivessem

Na rua Presidente Roosevelt assim como nas outras, a empresa Rek Parking colocou as placas de aviso  de cobrança da zona azul, e de maneira “descuidada” não informa que a cobrança vai ser obrigatória somente a partir do dia 1º de julho. A consequência natural deste descuido nas informações, é que muitos motoristas estão pagando o estacionamento sem precisar pelo simples fato de estarem sendo “induzidos” pela sinalização feita pela empresa Rek.

É lamentável que a população de São Leopoldo esteja a merce desta fúria injustificável de arrecadação nesta terceirização que ninguém tem coragem de questionar e o próprio poder público deste sua implantação e em todos os governos, faz olho virado para este grave problema que precisa ser melhor acompanhado. Este mesmo poder público, pouco tem de retorno financeiro desta situação e não se conscientiza, que o desgaste político é muito grande por estes fatos e muitos outros relacionados a toda poderosa Rek Parking de todos os governos.

E segue a vida no Reino de Castela………………….

Matéria e fotos de Bado Jacoby

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovalesl.com.br

Publicidade

Banner Web Visão do Vale_969x131px Semae

2016 - Todos os direitos Reservados